sábado, 26 de março de 2011

Efeito Estufa: Combater também depende de nós.


Nos últimos 500 anos o aquecimento da Terra, devido ao efeito estufa, tem aumentado consideravelmente o que já está causando o derretimento do gelo acumulado nos pólos do planeta e o conseqüente aumento do nível dos mares inundando cidades litorâneas O efeito estufa é um fenômeno natural que durante milhares de anos tem servido para manter a Terra aquecida garantindo, assim a sobrevivência das espécies. No entanto as ações humanas, como o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina em carros e máquinas nos grandes centros urbanos lançam na ambiente o dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono que ficam concentrados em nas regiões mais altas da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Também geram o efeito estufa outros gases como o metano, o óxido nitroso e os óxidos de nitrogênio. Não bastando colocar gases poluentes no ar o ser humano ainda provoca a derrubada de florestas e a queimada das mesmas, agravando o problema, pois os vegetai tem a capacidade de “limpar” o ar absorvendo o excesso de gás carbônico diminuindo o efeito destes poluentes na natureza. Alguns problemas decorrentes do excesso de calor na atmosfera já podem ser percebidos como as alterações de ecossistemas com enchentes onde antes não chovia e seca em locais antes chuvosos, observa-se também o derretimento de geleiras polares e alagamento de ilhas e regiões litorânea além do aumento da incidência de tufões, furacões, maremotos e enchentes. Existem ações propostas por governantes e por órgãos ligados a defesa do meio ambiente para combater esse problema mas frear esse processo depende de todos nós, mudando pequenos hábitos poderemos contribuir para diminuir a emissão de gases poluentes como: caminhar mais em vês de usar veículos movidos a motor, consumir menos, dar preferência a alimentos naturais, pois o processo de industrialização dos alimentos e das embalagens emitem gases do efeito estufa e, com certeza plantar mais árvores e cuidar das que já existem

2 comentários:

Maribel disse...

Pois é, Ricardo! Tomara que ainda possamos reverter isso! Se cada um fizer a sua parte, deve melhorar um pouco... Mas esses danos que fizemos em 500 anos devem demorar outros 500 para reverter..

Prof. Ricardo Moreira disse...

Na verdade acho que reverter não é mais possível mas, pelo menos, temos que minimizar os efeitos dos danos causados a natureza ao máximo.