sábado, 14 de junho de 2014

Epa! Olha o respeito!





- Epa! Olha o respeito! Esta frase sempre era dita por meu pai quando a gente era pequeno e por ser contrariado ou por não concordar com atitudes do pai ou da mãe como: não deixar sair, não querer (ou não poder) comprar algo que a gente queria, reagíamos com algum palavrão. Esta frase do meu pai era o suficiente para que a gente morresse de vergonha e ela não precisava dizer ou fazer mais nada. É isso, meu pai me ensinou a ter respeito pelos outros. Estes fatos me vieram a lembrança porque a alguns dias fiz uma postagem numa rede social que acabou gerando uma discussão sobre respeito e numa das postagens foi dito que “...respeito a gente conquista .” A meu ver este conceito sobre o respeito está completamente equivocado. O respeito não é uma qualidade de quem é respeitado, mas sim uma atitude de quem respeita ou não,ou seja, se alguém é desrespeitado o problema não é ele, mas sim quem está desrespeitando. Além do mais, essa postura é tremendamente discriminatória, pois se eu vou escolher quem respeitar, conforme os meus critérios de merecimento, estarei eliminando os demais da possibilidade de terem o meu respeito. Outro fato acontecido esta semana também me fez pensar sobre esta questão, foi o comportamento de alguns torcedores que, diga-se de passagem, pagaram mais do que o salário de um professor para ver o jogo de abertura da copa do mundo e que passaram a ofenderem a Presidenta Dilma. A minha preocupação não é com a Dilma que, como sabemos, já sofreu as maiores humilhações nos porões da ditadura e mesmo assim chegou ao mais alto cargo do país, isso ela tira de letra por ser a mulher forte, guerreira e lutadora que haverá de conquistar todos os seus objetivos. O que me preocupa é o fato em si, certamente aqueles que gritaram palavras de baixo calão a presidenta devem ter filhos, netos, irmãos, sobrinhos... E o que eles estão ensinando a essas crianças? Que exemplo eles passaram em rede mundial para a juventude do planeta. Depois culpam os professores e as escolas de não darem educação, mas como concorrer com uma situação como esta. Quando não se respeita nem a maior autoridade do país. Não adianta a escola ensinar que devemos respeitar o colega, não responder mal aos professores e funcionários se em casa ou na TV os exemplos ensinam outra coisa. No caso da presidenta me sinto duplamente atingido, primeiro porque sendo ela representante do povo brasileiro, legitimada pelo voto da maioria, essa manifestação de desrespeito atinge a todos nós brasileiros, segundo porque se trata de um ato que fere a democracia brasileira  e como defensor da democracia repudio totalmente a atitude dos privilegiados que escolheram o momento e a forma errada de protestar, se é que eles tinham realmente motivos para protesto.

Ricardo Moreira
Professor e Especialista em Educação

3 comentários:

Unknown disse...

A copa tá aí,já foi feita,passando sim por cima da massa pobre e carente de tudo nesse país,massa essa que nem assistir a copa de dentro de um estádio tem condições.Mas caramba,quem lá estava tinha a obrigação de ter se comportado,se não com a dona da casa,com as visitas. Foi feio.

Unknown disse...

Companheiro
Teu texto esta completo e concordo com tudo... O conceito de respeito, como o de protesto são muito diferentes da epoca que aprendemos e ensinamos nossos filhos. Estão completamente invertidos. O que esses sem educação fizeram com a Presidente, fazem diarimente quando discriminam, colocam lixo no chão, usam as vagas para deficientes entre outras coisas...E tentaram mostrar ao mundo um Brasil mais deles do que dos brasileiros. Espero que o mundo perceba que somos brasileiros, educados e esses NÃO nos representam.
Neuza Janke

Unknown disse...

Companheiro
Teu texto representa e corresponde ao sentimento que tenho. Existe uma distorçao muita grande de conceitos por parte de algumas classes sociais. O que esses sem educação tentaram mostrar ao mundo é um Brasil que não existe ou só existe para alguns. Para os brasileiros, nosso pais é de um povo educado, respeitador, democratico. Espero que o mundo perceba que esses ai não nos representam.