sexta-feira, 15 de abril de 2011

VIA SACRA DA NATUREZA (Para encenar com alunos)


Narrador – Na semana santa revivemos os momentos difíceis que Jesus enfrentou com muita coragem e paciência. Foi preso e condenado, sem ser culpado! Teve que percorrer um longo caminho desde a condenação até a morte na cruz. Esse caminho é o que chamamos Via – Sacra que quer dizer: Caminho sagrado. Hoje, toda a natureza sofre e está sendo condenada devido ao descaso de alguns, que destroem, poluem, queimam e se utilizam da natureza sem levar que os recursos naturais podem se esgotar se não forem usados de forma sustentável. Por causa da ganância e da indiferença de algumas pessoas muitas outras sofrem o que Jesus sofreu antes de ser crucificado. A nossa via sacra acontece nos dias de hoje. Jesus pode ser um catador de lixo que todos os dias carrega a sua cruz ao puxar um carrinho cheio de lixo para ganhar o seu alimento e de sua família.
Hino da campanha da fraternidade

1ª ESTAÇÃO:JESUS É CONDENADO A MORTE
Narador – Jesus é condenado a morte, hoje todos os seres vivos, inclusive o próprio ser humano estão condenados com o aumento da poluição.
                Os poderosos de Jerusalém, não estavam gostando nada do que Jesus ensinava e resolveram matá-lo. Jesus foi preso e levado a Pilatos, autoridade Romana. Ele não queria contrariar o povo e mandou trazer uma bacia com água e lavou as mãos, e depois entregou Jesus para ser crucificado. Hoje muitas pessoas lavam as mãos, ignorando os problemas ambientais. Estão mandando a natureza para a morte.

Encenação: Um grupo de pessoas, juntamente com o catador de lixo, se aproxima de um político e pede para que seja feita uma lei que proíba o desmatamento.
Representante do povo: Sr deputado estamos aqui em comissão para solicitar que o Sr encaminhe uma lei para que seja proibido o desmatamento.
Deputado (já fasendo um discurso): meu caros amigos, entendo muito a preocupação de vocês e acho muito justa, mas não posso me comprometer com os grandes fazendeiros que precisam cortar algumas arvores para aumentar a sua produção. Eu preciso deles para financiar a minha próxima campanha eleitoral. Sinto muito não posso fazer nada, lavo as minhas mãos.
Narrador – Hoje, Jesus continua sendo condenado à morte, quando não cuidamos da natureza, diminuindo a chance de vida sobre o planeta, lembrando que se não mudarmos de atitude e continuarmos “lavando as mãos” todos nós sofreremos as conseqüências quando começar a faltar ar para respirar, água potável para beber e diminuir a produção de alimentos devido ao efeito estufa.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos um ambiente melhor!

2ª  ESTAÇÃO: JESUS CARREGA A CRUZ
Narrador – Jesus carrega a cruz em direção a um lugar chamado Calvário. Tiraram sua roupa, zombaram e puseram uma coroa de espinhos em sua cabeça. Hoje temos no mundo um bilhão de pessoas que carregam a cruz da FOME. Fome de comida e de justiça, porque temos uma forma de Economia que coloca o lucro, o dinheiro acima de DEUS.

Encenação: Algumas pessoas trazem uma carrocinha de lixo e entregam ao catador.
Catador: (se aproxima das pessoas e pede pão). Por favor, estou com fome e preciso de algo para comer, alguém tem algo que eu possa me alimentar?
Pessoa do povo: que fome nada, prá mim tu não que é trabalha, pega essa carrocinha a vai juntar lixo que tem muita sujeira por ai.

Narrador: muitas pessoas acham que a miséria e a fome é culpa que quem não quer trabalhar, mas muitas vezes não é dada a oportunidade para que as pessoas possam melhorar de vida. Também tem os que acham que podem sujar o ambiente porque existe os que tem obrigação de limpar. Na verdade preservar o ambiente e mantê-lo limpo é obrigação de todos nós
Todos: Nós queremos, podemos e teremos um mundo com menos miséria e fome.

3ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA 1ª VEZ
Narrador – Jesus cai pela 1ª vez no caminho do calvário, fora da cidade de Jerusalém. Jesus vai cansado, com sede e com fome. O peso da cruz machuca seus ombros. Ele não agüenta e cai por terra. Hoje muitas pessoas, especialmente os jovens, caem no mundo das drogas destruindo suas próprias vidas e causando graves problemas sociais

Encenação
Catador: deita-se no chão e permanece alguns segundos. (todos permanecem em silêncio)

Narrador- Nós precisamos valorizar a vida, evitando as drogas, para tanto é necessário que o jovem tenha mais opções da lazer saudável, boas escolas e dialogo nas famílias
Todos: Nós queremos, podemos e teremos jovens saudáveis e livres das drogas.
                
4ª ESTAÇÃO: JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE
Narrador – Ela está ali ao pé da cruz, embora não pudesse fazer nada. Jesus a entrega como mãe da comunidade, uma mãe tranqüila que ama sem sufocar o filho. Uma mãe educadora cheia de coragem e persistência. A mãe natureza também cuida de cada um dos seus filhos dando alimento, água e abrigo por isso temos que cuidar dela.

Encenação: uma mulher se aproxima do catador e permanece ao seu lado sem falar nada 
Narrador – Maria chorou a dor de seu filho. Hoje muitas mães sofrem e choram a morte de seus filhos que viraram mercadoria para os traficantes de drogas. Muitos pais passam necessidades para poder atender as exigências consumistas dos filhos, cada vez maiores.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos mais união nas famílias.
     
5ª ESTAÇÃO: CIRINEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ
Narrador – Jesus não agüentava mais carregar a cruz. Então forçaram Simão Cirineu que voltava lá do campo a carregá-la até o Calvário. Nos dias de hoje as pessoas dependem umas das outras por isso devemos sempre ajudar os que precisam.
Encenação: Cirineu aproxima-se e passa a puxar a carroça de lixo.
Narrador devemos ser como Cirineu ajudando os colegas que são rejeitados discriminados por causa da raça ou da cor,por serem portadores de alguma deficiência ou devido a sua situação econômica.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos um mundo sem discriminação.

6ª ESTAÇÃO: VERONICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
narrador – Uma mulher se compadece de Jesus ao ver seu rosto sujo e suado, irreconhecível. Verônica enxuga o rosto de Jesus sem medo de se comprometer. Atualmente são muitas as pessoas comprometidas com a luta pela preservação do ambiente ou que para aliviar o sofrimento das pessoas.
Encenação: Verônica se aproxima e enxuga o rosto do catador.
Narrador – Como cidadãos devemos lutar por nossos direitos e participar dos movimentos sociais que buscam melhores condições de vida para todos
Todos: Nós queremos, podemos e teremos melhores condições de vida

7ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA 2ª VEZ
Narrador – A caminhada é longa e difícil! As dificuldades aumentam, as forças diminuem. As quedas se repetem, Jesus cai pela 2ª vez! Nós também caímos nas armadilhas da propaganda que nos faz comprar, comprar... comprar sem necessidade,muitas vezes só pra mostrar que pode,pra estar na moda...Caímos no Consumismo!
Encenação: o catador se deita no chão e permanece por alguns segundos.
Narrador: o processo de fabricação de produtos industrializados joga gases poluentes no ambiente contribuindo para aumentar o efeito estufa. Devemos consumir mais produtos naturais, são mais saudáveis, não passam por processo de industrialização e não tem embalagem para produzir lixo.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos mais uma vida mais saudável

                                         
8ª ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM
Narrador: Mesmo cansado e sofrendo, Jesus ainda tinha forças para consolar as pessoas. Vendo as mulheres chorando disse: “Não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos. Quantos motivos teremos para chorar, se continuarmos a destruir o nosso planeta. Mudanças climáticas devido à emissão de gases do Efeito-estufa, solo ameaçado, desperdício de água, NÃO cuidamos do lugar onde vivemos!
Encenação: Algumas  pessoas se aproximam do catador chorando:
Catador:  não chorem meus amigos que nem tudo está perdido, existe muitas pessoas preocupadas em preservar a natureza, só depende de nós.
Narrador - A humanidade com seu ritmo de devastação está consumindo mais do que o planeta pode agüentar.
Todos Nos queremos, podemos e teremos mais pessoas defendendo a natureza. 

9ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA 3ª VEZ
Narrador – Faltavam poucos metros, abatido, ferido, Jesus cai por terra. Mas não se entrega, faz uma força, levanta-se. Ele sabia que não devia desistir! Quantas vezes temos que fazer força para não deixar o dinheiro mandar na nossa vida, fazendo bom uso dele, economizando de modo responsável.
Encenação: o catador tropeça e cai, mas se levanta novamente.
Narrador - Saber partilhar, reutilizar, reciclar, doar serviços e bens para socorrer e promover os mais necessitados.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos melhor uso do dinheiro.

10ª ESTAÇÃO: JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES
Narrador – Jesus chega ao Calvário, o Altar do Sacrifício. Arrancam-lhe as vestes. Exposto ao ridículo! Tudo por amor a nós e em obediência ao Pai! Hoje, agimos como os soldados quando ridicularizamos: as pessoas pela sua aparência, por vestirem fora da moda, que não ligam para Etiquetas; As pessoas diferentes do nosso nível social, mais pobres, mais simples, etc.
Encenação: um grupo de pessoas se aproxima do catador e começa a ridicularizá-lo:
Pessoa 1:  Olha como está mal vestido, que roupa mais ridícula.
Pessoa 2: e a sujeira, credo vamos sais daqui, não dá prá ficar perto dele.
Narrador: Devemos respeitar a dignidade de todas as pessoas  valorizar mais o ser do que o ter.
Todos: nós queremos, podemos e teremos mais respeito uns pelos outros.

11ª ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ
Narrador – Jesus foi pregado na cruz, junto a ele foram crucificados dois ladrões. Ouviu injúrias mas perdoou: “ Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem”! hoje também crucificamos Jesus quando não cuidamos do ambiente, produzindo lixo, poluindo as águas, contaminando o ar pois isso pode comprometer a vida de muitos seres e pessoas.
Encenação: o catador é colocado na cruz, pegar os sacos com o lixo juntado no caminho e deixar aos pés da cruz.
Narrador – Jesus assumiu nossos pecados, mas o ser humano continua destruindo a natureza e colocando em risco a vida no planeta.
Todos: nós queremos, podemos e teremos um ambiente melhor!
.

12ª ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ
Narrador – Jesus com seu corpo humano, não resistiu e sufocado pela dor, morreu. A natureza também não está mais resistindo, evitar a morte do planeta só depende de nós.
Encenação: catador simula a morte
Narrador: Vamos fazer um minuto de silêncio para cada um pensar nas suas ações pedindo perdão pelas vezes que prejudicou o ambiente lixo no chão, desperdiçando água, maltratando os animais  ou quando prejudicamos as outras pessoas por meio de intrigas, brigas, agressões, fazendo um compromisso de evitar que estas coisas voltem a acontecer.
Todos: Nos queremos, podemos e teremos mais respeito com a natureza e com as outras pessoas.

13ª ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ
Narrador – Jose de Arimatéia e Nicodemos, homens de bem, retiram Jesus da cruz. Maria, sua mãe, segura em seus braços o corpo do filho. Hoje, no Brasil a exploração do trabalho infantil e do trabalho escravo é ainda chagas vergonhosas. É grande o nº de desempregados e de trabalhadores não protegidos pela lei.
Encenação: dois meninos e uma menina encenam a retirada do catador da cruz 
Narrador - Temos que lutar pela construção de um novo modelo econômico solidário para todas as pessoas, com mais empregos e escolas mais qualificadas.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos mais oportunidades para todos.

14ª ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO
Narrador – o corpo de Jesus foi enrolado num lençol e sepultado como se faz sempre que alguém morre, mas sabemos que a morte não é definitiva, apenas o corpo deixa de existir. Assim devem as ações para salvar o planeta, às vezes parece que o que a gente fizer não vai adiantar, mas temos que manter viva a nossa luta e a ação de cada um, por menor que seja sempre irá contribuir para tornar o nosso ambiente melhor.
Encenação: um grupo de pessoas enrola o catador num lençol e o retira de cena.
Narrador: Não podemos sepultar a luta para salvar a natureza, cada um de nos deve fazer a sua parte.
Todos: Nós queremos, podemos e teremos persistência na luta em favor da natureza.

15ª ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITOU.
Narrador - Jesus não nos abandona. Temos esperança! não há motivo para desânimo!O mesmo Jesus que viveu na Palestina continua vivo no meio de nós. A natureza ainda não está condenada, se cada um fizer a sua parte ela pode reviver, vai depender só de nós.
Encenação: o catador reaparece envolto no lençol
Narrador: Jesus permanece no meio dos que praticam o bem... Que defendem a VIDA... Que contribuem para salvar a natureza, que evitam conflitos procurando resolvê-los por meio do dialogo. Vamos todos darmos as mãos e rezarmos um pai nosso para que tenhamos força e persistência na ação de defender o nosso ambiente, pois nos queremos, podemos e teremos um ambiente melhor.

Nenhum comentário: