sexta-feira, 22 de abril de 2011

Notícia da Via Sacra da Escola João da Silva Silveira no Site da Prefeitura da Pelotas

Alunos da Escola João da Silva encenam adaptação da Via Sacra

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira, do Monte Bonito, realiza amanhã (20) uma adaptação da Via Sacra. A “Via Sacra da Natureza”, de autoria do diretor da instituição de ensino, Ricardo Moreira, com a direção da coordenadora pedagógica, Adriane Martins, será encenada pelos alunos da escola. O percurso tem início às 8h30, saindo da escola, até a Comunidade Jesus Operário.
          Conforme Moreira, neste ano, a Via Sacra será adaptada para tratar da natureza. Ele recorda que, na Semana Santa, é lembrado o sofrimento de Jesus Cristo que, mesmo inocente foi condenado e morto pela intolerância dos homens, e hoje, porém, quem sofre com ações humanas é o meio ambiente e muitos “lavam as mãos”, colocando em risco toda a criação. “Nossa escola escolheu a preservação da natureza como tema gerador das diversas atividades que serão realizadas durante o ano letivo”, disse Moreira. 
         O diretor explica que durante o percurso os alunos irão encenar as 15 estações da Via Sacra de uma forma diferente, mostrando que o sofrimento de Jesus se traduz hoje no sofrimento da natureza, que está sendo devastada, e no das pessoas que são afetadas por estes fatores. “Na nossa versão, Jesus estará personificado num catador, puxando uma carrocinha cheia de lixo, que com seu trabalho retira do ambiente a sujeira (pecado) que deixamos pelo caminho. Pilatos será representado na figura de um político que ‘lava as mãos’ para os problemas ambientais. Cirineu é um ambientalista que ajuda a natureza a carregar sua cruz e Maria e Verônica são donas de casa, mães que se preocupam com o futuro de seus filhos e os riscos que eles correm hoje em dia com a violência e as drogas”, detalha o diretor. 
         O autor diz, ainda, que a partir do tema central da escola “Nós queremos, podemos e teremos um ambiente melhor”, será encenada cada uma das principais passagens da Via Sacra, sendo elas: nós queremos, podemos e teremos um mundo com menos miséria e fome; nós queremos, podemos e teremos jovens saudáveis e livres das drogas; nós queremos, podemos e teremos mais união nas famílias; nós queremos, podemos e teremos um mundo sem discriminação; nós queremos, podemos e teremos melhores condições de vida; nós queremos, podemos e teremos mais uma vida mais saudável; nós queremos, podemos e teremos mais pessoas defendendo a natureza; nós queremos, podemos e teremos melhor uso do dinheiro; nós queremos, podemos e teremos mais respeito uns pelos outros; nós queremos, podemos e teremos mais respeito com a natureza e com as outras pessoas; nós queremos, podemos e teremos mais oportunidades para todos; nós queremos, podemos e teremos persistência na luta em favor da natureza. 
         A “Via Sacra da Natureza” será acompanhada pela comunidade, que fará a caminhada e participará por meio de cantos e outras manifestações.

Veja a notícia original no site:
http://www.pelotas.com.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=26294

Nenhum comentário: