domingo, 15 de maio de 2011

TEATRO: O Casamento da Princesa na Roça



AUTOR: Prof. Ricardo Moreira

PERSONAGENS: KATE (CATARINA), PRÍNCIPE WILLIAM, MIGUEL – PAI DE KATE, CAROLA – MÃE DE KATE, RAINHA ELIZABETH, VASSALO, LUCRÉCIA – TIA DE KATE, BEMVINDA – MADRINHA DE KATE, PADRE BENTO, MISTER BEAN, DAVID BECKMAM, SPICE GIRLS (5), LADY GAGA, AGENTE 007, REPORTER DA TV COLONIAL, CÂMERA MEN.

NARRADOR: O príncipe William saiu para dar uma volta com um avião da força aérea britânica. Depois de muito voar percebeu que não conseguiria retornar a Inglaterra, pois estava com pouco combustível. O jeito foi fazer uma aterrissagem forçada, o que ele não sabia é que naquele momento estava sobrevoando o a zona rural do município de Pelotas. Foi assim que o príncipe da Inglaterra veio parar no Monte Bonito.

CENA 1 – WILIAN E KATE SE ENCONTRAM
O príncipe William entra em cena meio zonzo e retira algumas folhagens que estão sobre seus ombros, está bastante cansado, já andou bastante do local da aterrissagem até aqui.
WILLIAM: Oh my good! Onde eu vir parar? (caminha um pouco e avista uma pessoa: Kate)
WILLIAN: Ei, please, por favor, pode me ajudar?
KATE: (virando-se para o príncipe) nossa já chegou o carnaval, que fantasia é essa?
WILIAM: Não é isso, eu ser o Príncipe William da Inglaterra.
KATE: A tá e eu sou a lady Gaga, muito prazer!
WILLIAM: Sério, eu ser o Príncipe William. Espera ai (toca a música do filme Gost – Do outro lado da vida) agora que estou reparando, Você muito linda, parece uma princesa
KATE: Você também, príncipe ou não príncipe, também não é de se jogar fora. Venha, vamos até a minha casa, você deve estar com fome e cansado, lá a gente pode te ajudar.
WILLIAM: Espera, eu preciso saber onde estou e também não saber o seu nome. What´s yur name?
KATE: Aqui é o Monte Bonito e meu nome é Catarina, mas prefiro que me chamem de Kate.
WILLIAM: Ok Kate, let´s go! vamos.

CENA 2 – WILLIAM É OBRIGADO A CASAR COM KATE
Na casa de Kate estão os pais dela Miguel e Carola, chegam Willian e Kate que faz as apresentações
KATE: Mãe, pai este é o príncipe William.
CAROLA: Mais tu é príncipe mesmo, não tá parecendo não. Os príncipe são forte, alto. Tu parece meio sem sal.
WILLIAM: Sou Príncipe sim. Príncipe William da Inglaterra.
CAROLA: Ah! Intão é dos estrangero, Principi Willi né? Então tu deve conhece os artista, acho até que tem uma parente tua que já feis filme né? A Free Willi. São da mesma família?
WILLIAM: Não a senhora estar confundindo, i am príncipe mesmo, meu avião caiu no mato, ai eu encontrei a sua filha que me ajudou e.... (é interrompido por Miguel)
MIGUEL(brabo): Então tu tava com a minha filha no mato, nóis aqui somo gente de bem, minha filha não pode ficar falada, se tu foi com ela pro mato vai te que casá.
WILLIAM: Mas eu só... (é interronpido novamente por Miguel)
MIGUEL: Mais? O mais é que é o probrema, vai casá sim e tá acabado.
MIGUEL: (dirigindo-se a Carola e Kate) E vamo faze os preparatórios do casório. (saem de cena deixando Willian sozinho)
WILLIAM: (depois que os outros saem, pensando alto) E agora, o que fazer. Vou Ligar prá minha vó, ela sempre sabe o que fazer. (pega o celular e liga)
WILLIAM: Alo? Vovó. Estou com um problema sério, meu avião caiu num lugar chamado Monte Bonito, eu encontrei uma moça e agora o pai dela exige que eu case com ela. Como? A senhora vem prá cá, é pra eu não me preocupar que tudo vai dar certo. Tá bom vovó vou esperar pela senhora.
(Miguel, Carola e Kate voltam a cena)
MIGUEL: Tudo certo já falei com o Padre Bento e ele vai fazer o casamento. Tu pode convidá quem quisé qui a festa é por nossa conta.
WILLIAM: Esperem um pouco que a minha avó, a Rainha da Inglaterra está vindo prá cá.

CENA 3 – A RAINHA DECIDE QUE WILLIAN DEVE SE CASAR COM KATE
Na casa de Kate estão ela, o príncipe o pai e a mãe. Batem na porta e Carola vai abrir, entra um vassalo e anuncia a entrada da rainha.
VASSALO: Sua alteza a Rainha Elizabeth da Inglaterra.
A rainha entra e fica parada no meio do cenário. Carola a olha de cima a baixo e diz:
CAROLA: Alteza coisa nenhuma não deve ter nem um metro e meio.
WILLIAM: Vovó como chegou aqui tão rápido?
RAINHA: Foi uma coincidência, eu estava no Brasil tomando chá com a Dilma quando tu me ligou, falei pra ela do problema e ela me emprestou um jatinho.
WILLIAM: então vovó, qual a solução que a senhora tem para o my problem.
RAINHA: Para o seu problema não, para os nossos problemas. William tu saber que a gente gasta um fortuna do povo inglês com as nossas mordomias. Tem gente que já está reclamando.
WILLIAM: Más vovó...
RAINHA: Escuta, este casamento vem a calhar, a gente faz uma big festa, vai aparecer no jornal, na TV, o povo vai ter uma nova princesa, vão comentar os vestidos dela, o cabelo, as jóias, enfim terão tantas coisas para comentar que irão esquecer os nossos gastos. Você irá casar com essa moça não temos outra saída. Onde está a moça?
WILLIAM: Esqueci de fazer as apresentações. Vovó este são o Sr. Miguel e a Sra. Carola Pais de Kate.
MIGUEL: (estendendo a mão que é recusada pela rainha) Muito prazer dona rainha.
RAINHA: Faz apenas um aceno, torcendo o nariz.
CAROLA: (cheia de entusiasmo) Que honra uma rainha de verdade na minha casa (abraça e beija a rainha que permanece imóvel e depois bate na roupa para desamassar)
WILLIAM: E esta é Kate vovó.
RAINHA: (Olhando Kate de nariz empinado) Não é lá estas coisas, mas serve.

CENA 4 – OS PREPARATÓRIOS DO CASAMENTO
Em cena Carola e a comadre Bemvinda conversando, logo depois entra Lucrécia
CAROLA: (limpando as lágrimas do rosto)  pois é cumadre, parece que foi onti que nossa menina tava ai correndo por esse pasto agora vai casá
BEMVINDA: é mesmo quem diria que ela ia incontra um principi de verdade que vai levá ela pros estrangero.
LUCRÉCIA:(entrando): eita noís, parece que vocês vão num interro!
BEMVINDA: i cumadre, não é interro não, é que é muito dificil ver sua fia  saindo de casa.
LUCRÉCIA: eu sei muié, mais ela vai sê princesa e vai tê um monte de principezinho pra alegrar vocês.
CAROLA: sei não, não vô com a cara daquela rainha, e a minha meinina vai te que vive com ela.
BEMVINDA: que história é essa cumadre? Apesar da situação dá prá vê que a Kate tá caidinha pelo príncipe Willi.
CAROLA: tá certo cumadres o importante é que os dois vão é casa! Vamo torce para que sejam felizes.
(entra Miguel)
MIGUEL: tarde!
(as três juntas): tarde!
MIGUEL: ó Carola, tu viu minha pexera?
CAROLA: O que é isso homi, não vai faze nada de mal pro principi?
MIGUEL: Nada disso muié, preciso mata o porco pra faze a festa do casório. (alterando o tom de vós) Mais se ele desisti de casá ai vai conhece a minha pexera.
CAROLA: ora home, a faca ta na gaveta da cozinha, onde sempre fica. Mais por que mata o porco agora se o casório é só daqui a 2 dia?
MIGUEL: é que eu quero mostra pra quele principi almofadinha como é que se mata um porco.
CAROLA: arra home, pra que isso?
MIGUEL: ora muié para di pergunta. Eu quero minha faca e pronto ora!
(Miguel sai de cena)
CAROLA: arra, eu num gosto quando Miguel pega na pexera, ele é muito isquentado se chega a se irritá com o principe...
LUCRÉCIA: ei cumadres, a prosa tá boa mas nóis ainda temo que faze os doce da festa, tem que fica pronto cedo.
BEMVINDA: e eu ainda tenho que aprontá o vestido pra prova da noiva.
CAROLA: e os vestido, temo que caprichá, diz que a rainha vai convidá um monte de gente importante, não podemo fase feio.
LUCRÉCIA: Temo também que preparar os chapéu, Diz que no casamento dos inglêis tem que usar chapéu. (Pegam chapéus de palha, flores e fitas e saem de cena)

CENA 5 – O CASAMENTO
Em cena o Padre Bento atrás do altar. Entra a repórter da TV Colonial acompanhada  de seu câmera-men
REPORTER: Esta é a TV Colonial, canal zero, transmitindo direto do Monte Bonito onde irá acontecer o casamento do século. O Príncipe William da Inglaterra irá se casar com a plebéia Kati moradora da localidade... E parece que estão chegando os convidados, vamos entrevistá-los:
REPORTER: (aproxima-se de Bemvinda) A senhora, qual é o seu nome?o que está achando da festa?
BEMVINDA: Sou Bemvinda, sô madrinha da noiva, tá tudo uma belezura, to muito feliz pela minha menina casá com o principi.
REPORTER: temos aqui outra convidada. Quem é a senhora?
LUCRÉCIA: Sô Lucrécia moça, tia da noiva...(olha fixamente para câmara e abana) Vai passá na Tv? Quando?
REPORTER: Estamos ao vivo minha senhora.
LUCRÉCIA: Craro que tamu vivo senão essa festa ia sê no céu e não no Monti Bunitu.
REPORTER: (dirigindo-se a Carola) E aqui está a mãe da noiva. Dona Carola o que a senhora está sentindo neste momento?
CAROLA: Tô muito emocionada. O Willi é um ótimo rapaiz e vai fazê a minha Kate feliz. Acho que posso chamá ele de willi, já que vamu sê da mesma família.
(música do filme Tubarão)
REPORTER: (deixando Carola de lado) Vejam quem está chegando é a Rainha Elizabeth, vamos tentar falar com ela. Rainha, rainha, Uma palavrinha para a Tv Colonial. O que a senhora achou sobre a noiva de seu neto?
RAINHA: apenas acena pra o público e segue em direção ao altar ignorando a repórter.
REPORTER: (insistindo) Rainha uma palavrinha... (virando-se para a câmara) como podemos ver a rainha está muito emocionada, nem consegue falar.
(toca a música tema do filme Mister Bean)
REPORTER: Tem mais um convidado chegando é o Mister Bean, artista do cinema (dirigindo-se ao Mister Bean) – O que o senhor está achando deste evento
MISTER BEAN: sem falar nada faz algumas caretas e segue em direção a rainha diante dela demonstra espanto, olha para o público e faz sinal como querendo informar que se trata da rainha da Inglaterra. Por fim cumprimenta a rainha com um aperto de mão, mas sai com luva dela.
(toca a música Barbie Girl, das Spice Girls)
REPORTER: Vejam estão chegando as Spice Girls acompanhadas  do jogador David Beckemam que é casado com Vitória, uma das componentes do grupo. (dirigindo-se a Beckmam) O que o senhor está achando da festa?
BECKEMAM: Estar tudo ótimo, mas espero que tenha guaraná biri
REPORTER: mas não é o guaraná fruk que aparece na sua mão na foto divulgada pela internet.
BECKEMAM: é verdade eu sempre tomar fruk quando não ter biri.
(toca a música: bad romance) Entra Lady Gaga dançando.
REPORTER: Lady Gaga o que a senhora está achando do casamento:
LADY GAGA: Oh-oh-oh-oh-oooh-oh-oh-oh-oooh-oh-oh-oh!
REPORTER: pode nos adiantar alguma coisa sobre seu próximo disco?
LADY GAGA:  Oh-oh-oh-oh-oooh-oh-oh-oh-oooh-oh-oh-oh!
(toca musica do filme 007)Entra o gente 007
REPORTER: E agora chega o agente 007 o preferido da rainha. (dirigindo-se ao agente 007) Uma pergunta. Como o senhor consegue manter o cabelo sempre arrumado mesmo depois de brigar com vários bandidos, mergulhar no mar ou andar sobre trens em movimento.
AGENTE 007: este ser top secret, nunca ninguém saber.
REPORTER: Parece que vai começar o casamento, passamos a transmitir a cerimônia diretamente do Monte Bonito para o mundo.
(toca a marcha nupcial) Entra a Kate vestida de noiva com Miguel
PADRE: parece que só falta o noivo?
KATE: (feliz) Já já ele aparece.
MIGUEL: Pode dexá que eu já trago ele. (sai e logo depois volta com o principe pelo braço).
WILLIAM: (diz admirado) Kate como você estar Bonita. (toca tema do filme Gost).
PADRE: Silêncio! Vamu cumeçá esse casório. Nóis estamos aqui reunidos para...
(Enquanto o padre fala William tenta sair escondido do casamento. O primeiro a ver é o sogro)
MIGUEL: O noivo ta fugino! Pega o noivo!
A rainha vai até o noivo e traz ele de volta pela orelha
WILLIAM: Help! Help! Socorro!
PADRE: Será que agora nóis podi cumeçá? Nóis tamo aqui reunidu pra casá esses dois...
(De novo William tenta escapar)
CAROLA: O noivo fugiu!
A rainha busca o neto novamente e o coloca no altar, dando um cascudo na cabeça.
PADRE: (limpa a garganta) Pudemu continuá? Vamu casá Catarina com com o Principe William. Kate ocê aceita o William como seu esposo?
KATE: (apaixonada) Aceito!
PADRE: E ocê, William: aceita a Kate como esposa?
WILLIAM: Pode dá resposta até quando?
MIGUEL: Agora!
CAROLA: Olha bem nos zoinho dela, Willi. Ela é tão bunitinha...
(Wiliam olha e Kate pisca os dois olhos várias vezes) (toca a música do filme Gost)
WILLIAM: Well...
PADRE: Aceita?
(Kate engancha no braço de William, deita sua cabeça no ombro dele e lhe dá um grande sorriso) (toca a música do filme Gost)
WILLIAM: Yes, eu aceitar.
TODOS: Viva! Viva!
PADRE: Agora pode beijá a noiva.
(um beija o rosto do outro)
TODOS: Viva os noivo!
WILLIAM – (com cara de maroto) Gostei. De novo, again! again!.
(Os dois se beijam de novo)
MIGUEL: E agora vamu aproveitá. Tem muita coisa prá cume, prá bebe  e se diverti. E segue a festa!

Um comentário:

Maribel disse...

É hilário esse texto! Tomara que encenação fique legal!